27 de fevereiro de 2010

Dia Especial

Hoje foi, sem margem para dúvida, um dia muito especial para mim.
Hoje foi o meu 1º dia de voluntariado no IPO. Quando lá cheguei, para fazer a integração, com mais 3 colegas, fomos conhecer as instalações e foi-nos explicado como tudo funciona.
Muitas crianças e adolescentes estão lá internadas. Foram-nos todas apresentadas.
Estive com um menino no internamento, que apenas tem 5 meses...mas um sorriso lindo:)
É curioso como uma criança com apenas 5 meses e naquelas condições, interagiu tão bem comigo.
Conheci a A. que nunca mais me largou, oferecendo-me chá, torradas e gelado que confeccionou na sua casa das bonecas. Fizemos algumas brincadeiras.
Conheci a I. que pintava desenhos muito bem. Muito introvertida, mas senti que, com jeitinho, consigo cativá-la:)
Apesar de só ao fim de 3 meses nos ser possível aceder à zona do isolamento, foi-nos explicado como as coisas funcionam por lá. Estivemos com a mãe de uma menina de 6 anos, que se encontra no isolamento, somente desde ontem, a quem tivemos de dar bastante apoio.
O clima lá não é dos melhores, para quem como nós, tem noção da realidade, mas, felizmente, para aquelas crianças, nós somos quem lhes leva alegria, paz, disponibilidade, carinho, afecto, esperança, enfim, tudo o que há de bom.
Que boa recompensa é poder dar.

11 comentários:

Sirac disse...

miga, cada dia que passa tenho mais admiração por ti...ajudar as outras pessoas para te sentires realizada. E tu que tal como eu e muitas meninas temos a pedrinha no sapato....muita sorte para o teu voluntariado e tenho a certeza que vais ajudar muitas crianças. beijocas
Sandra

Susana Pina disse...

Querida Martinha,
estava ansiosa por saber como tinha corrido o teu 1º dia de voluntariado. Que bom que é para aquelas crianças terem lá uma pessoa tão especial como tu. Felizmente existem pessoas com um coração do tamanho do mundo que dão amor em troca de nada. Parabéns amiga, eu sinto um orgulho imenso por um dia te ter "conhecido"

Um bj enorme
susana

Nina disse...

Que boa recompensa é poder ter alguém como tu num sítio tão especial...onde fazes tanta falta!
És linda, amiga, sabias?
bji mt gde aos 2

Lebasiana disse...

ESTOU MUITO FELIZ POR TI, MARTINHA! ÉS UMA SORTUDA! ;)

Hoje estivemos as duas no mesmo sítio... tu por um "bom" motivo e eu por um "mau" motivo, mas as duas a crescer como mulheres!

Beijinhos

C.F. disse...

Desejo que tenhas a força necessária para seguir em frente nesta nova e tão louvável caminhada. Estou aqui cheínha de orgulho de ti. Boa sorte.
Beijinhos.

p* disse...

Que bom! São crianças como todas as outras precisam de carinho, de brincar, de alegria! Mas tem um fardo pessado para qq adulto qt mais para uma criança. Ainda bem que vais atenuar esse fardo. E dos Pais delas tb, pq esses às vezes até são quem mais precisa!
Um bjinho *

PauLLa disse...

Linda,
Gostava tanto de ter a tua coragem de conseguir ir dar esse apoio....
tantas vezes que ja pensei em fazer o mesmo que tu e ser voluntaria pra essas crianças, mas acho que passava o tempo todo a chorar e em vez de ajudar, desajudava!!!!! :(

Muita sorte e tudo de bom pra ti
bj gd ;)

Elsa disse...

Marta, este tipo de trabalho voluntários é mesmo recompensador. Mas também muito forte psicologicamente. No entanto acredito que tudo o que "recebes" daquelas crianças compensa o teu esforço e a tua coragem!

Muitos parabéns!

Beijinhos!

Elsa

Ruby disse...

estou muito contente por ti, é um lindo serviço esse que estás a prestar, concerteza vais fazer sorrir e dar carinhos a muitos meninos e muitos pais.

um grande beijinho

Ruby disse...

estou muito contente por ti, é um lindo serviço esse que estás a prestar, concerteza vais fazer sorrir e dar carinhos a muitos meninos e muitos pais.

um grande beijinho

Raio de Sol disse...

E todas elas tiveram muita sorte em te conhecer, vais fazer um trabalho fantástico tenho a certeza....

beijo apertadinho...