13 de agosto de 2008

A propósito

Ainda a propósito do tema da reportagem do CM, quero esclarecer aqui, que não posso cruzar os braços, na expectativa que aconteça um qualquer milagre na minha vida e eu, como que por magia, engravide... Era bom que assim fosse, mas infelizmente este conto de fadas não é para mim. Sofro de Endometriose severa, em 2005 fiquei sem trompa e ovário esquerdos, e desde logo tomei conhecimento que para engravidar só com PMA. Fui aconselhada a, nos intervalos dos ttts, tomar pílula contínua, para que a doença ande sempre "adormecida". Como poderão facilmente depreender, de cada vez que faço um ttt a minha Endometriose dispara como que se à gasolina se chegasse lume. É bombástico!!! É triste saber que a única forma possivel que tenho para engravidar é mesmo recorrer à PMA. Gostava de não ter de tomar os famosos comprimidinhos, acreditem, mas só assim posso andar com a doença controlada. Já ouvi muitas vezes comentários do tipo: "...quando não pensares nisso, engravidas logo, vais ver!!!".
Pois, pois...se a minha avó tivesse rodas, era um camião, lol.
Mas mesmo com tantos contratempos, irei engravidar!!!!

12 comentários:

Susana Pina disse...

Boa! Martinha...a mim dizem-me para fazer uma viagem...tantas que tenho feito de Lisboa ao Porto...lol...
É importante a divulgação da doença para podermos chegar às pessoas. Compreendo que para quem não passe por uma situação destas seja dificil encontrar as palavras, mas às vezes um bj, um abraço valem mais do que mil palavras. O que precisamos é de compreensão, sensibilidade, apoio.
Um grande bj a ti minha amiga de longa data.
Susana

Clara disse...

É tão fácil ouvir e perguntar, informar para não dizer asneira... eu, em relação ao que não sei, ou pergunto ou calo-me, sim, porque a boca tem boa caixa.
Ninguém precisa da pena de ninguém, mas as ditas fórmulas mágicas tiram-me do série, ainda se funcionassem...
E as expressões faciais? Parece que somos ET's, por vezes, lol

Agora para te dizer que me fizeste rir um bocadinho (bem grande), já com a expressão da avozinha... haja sentido de humor!

Inca disse...

ora ai está uma coisa que me tira do sério, eu também tomo a pílula (também tenho end.) e a malta sempre que eu digo que vou de férias ou de fim-de-semana, diz logo é desta! mas é desta como se eu tomo a pílula,? se nem com tts eu engravido quanto mais sem tt e a tomar a pílula? Que paciência! Eu costumo dizer que se a minha avó não tivesse morrido ainda hoje era viva. Enfim,beijinhos

Raio de Sol disse...

minha querida, a mim também me mandam ir de férias... eu tento não ligar, ás vezes magoa, magoa bem mais do que parece, as palavras doem mais que bofetadas por vezes... a ultima foi de uma amiga que faz reiki, ela diz-me que eu não engravido porque tenho um bloqueio emocional... ????!!! que enquanto não resolver algo pendente na minha vida, não o conseguirei...??!!??? a unica coisa que tenho pendente na minha vida, é um filho, é por isso que a minha vida está suspensa há tempo demais...

beijo linda, adorei a reportagem, estavas linda na foto!Obrigada por mais uma vez dares a cara por todas nós!

Maria José disse...

Boa amiga que penses assim.
De qualquer maneira o importante é pensares assim
bjokas

Angel disse...

Claro que irás amiga!Pensamento positivo é mto bom.
Tenho que ver se puxo o meu para cima, n está a ser fácil.
Bjs

Micas disse...

Boa Marta!! Relamente só quem passa pelo mesmo é que poderá compreender.... para quem ouve é "tão simples"....ai..ai...

Nunca baixes os braços, podemos ter momentos bem dificeis mas tem de haver solução e temos de procurá-la bem!! Eu tenho feito isso, devagarinho mas lá vou...agora é acupunctura! Resultados: ainda não os "vi" mas sinto-me mais tranquila e isso já é uma óptima ajuda para quem tem ciclos completamente ao "lado"!!

Muitos beijinhos e mais uma vez...obrigada pela tua coragem e dedicação,
Inês

Carla disse...

Marta,
os comentários vão sempre existir e nós cá andamos... nem vale a pena nos chatearmo-nos.
Falou e disse: vais engravidar, não duvides
beijinho grande e mais uma vez parabens pela vossa reportagem
Carla

Unknown disse...

Olá

minha querida... tal como tu tenho fé que o teu dia chege... Deus vai querer que esse dia chegue... sei q é "facil falar"... mas sinceramente não sei que te possa dizer...

Sei que tu és forte... sei que vais conseguir... também imagino que não deve ser nada facil toda esta luta... mas desejo de coração que alcances a vitória

bjinhos Karinhosos
Karoxinha

Luazzinha disse...

falar é sempre mais facil... toda a gente tem a cura milagrosa :D e depois acham que dizendo as coisas acontecem , mesmo qd tu é mais complicado :)
o teu dia vai chegar tenho fé nisso
bjs

Mara disse...

Olá!!
Tenho andado muito desaparecida não é? :)
Li a reportagem no CM na quinta-feira, fiquei muito contente por conhecer caras de blogs que leio :)
A infertilidade é um tema que mexe muito comigo, emociona-me muito mas revolta-me mais que qualquer coisa, porque Infertilidade simplesmente não deveria existir.
Gostei muito de ler o artigo é muito importante a divulgação da doença para ver se se muda alguma coisa neste país que tanto precisa de bebés mas que infelizmente esquece de quem tanto os quer, luta para os conseguir, nao consegue e não tem apoios. Apoiar os ttt é fundamental.
As vezes as pessoas não sabem o que dizer, querem dar uma força e acabam por magoar sem dar por isso.
Bocas parvas e porcas tb ouvi, quando comecei a tentar engravidar e quando consegui ainda ouvi outras parvoices.
Mas nós bem sabemos quem fala por que quer animar (mesmo que nos magoe) e quem fala com maldade.
Só desejo que tu e as outras meninas consigam o tão desejado filho pelo qual tanto lutam e sofrem.
Muita força.

beijinho emocionado.

Anónimo disse...

Claro que sim, quem luta vence e tu és uma lutadora nata!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana