26 de julho de 2009

Teste caseiro lê segredos dos genes

"23andMe" descodifica genoma a partir da saliva por 280 euros.
Empresa americana já conta com clientes portugueses

Há portugueses que já descobriram os segredos inscritos nos seus genes através de um teste caseiro, o "23and Me", considerado o invento mais importante do ano passado pela revista "Time".
Os testes para descodificar o genona e detectar, por exemplo, tendência para o desenvolvimento de diversas patologias não são novidade. O que é inovador nesta empresa - criada por duas investigadoras, uma delas (Anne Wojcicki) casada com o co-fundador do Google, Sergey Brin - é proporcionar um serviço simples e de preço acessível. A aposta num custo bastante mais baixo do que o habitual traduziu-se numa procura global, o que permitiu baixar o preço inicial de mil dólares para 399 (cerca de 280 euros).
Portugal está entre os países onde o serviço está disponível. Fonte da empresa confirmou ao JN que contam com portugueses entre os seus clientes, mas recusou dizer quantos, alegando a política de privacidade da companhia.
Mas, afinal, o que os genes podem dizer sobre nós próprios? Informações curiosas mas não muito relevantes, como a cor do cabelo ou dos olhos, e outras que podem ser de importância fundamental, como a tendência para desenvolver um número muito alargado de doenças. Diabetes tipos 1 e 2, artrite reumatóide, doenças de Crohn e de Parkinson, cancros da mama e da próstata, psoríase e resistência à lactose são alguns dos quadros médicos que podem ser previstos a partir da leitura do ADN (ácido desoxirribonucleico, onde está armazenada toda a informação genética que herdamos dos nossos ancestrais).
Não se trata, contudo, de previsões absolutas, mas antes de tendências que, combinadas com muitos factores como o estilo de vida, podem ou não concretizar-se. A descodificação do genoma humano (conjunto de sequências de 23 pares de cromossomas existentes no núcleo de cada célula) abriu novos caminhos em áreas como a medicina, a farmacoterapia e a investigação criminal. Num futuro que adivinha não muito distante, será possível seleccionar tratamentos com base na configuração genética do indivíduo e até fabricar medicamentos à medida. Mas, também se receia que essa preciosa informação passe a ser usada para fins menos benignos, como impedir a realização de seguros ou, em casos mais extremos, para discriminar no acesso a emprego.
A lista de serviços da "23and Me" está em constante crescimento. Fonte da empresa confirmou que, à medida que os investigadores produzirem novo conhecimento científico, todos os clientes terão acesso às informações que lhes digam respeito. Sem necessidade de enviar nova amostra de saliva ou custos adicionais.
(Fonte: Jornal de Notícias de 26-07-2009)

1 comentário:

Maruja disse...

Amiga, eu vi um programa da Oprah exactamente sobre este assunto e, sinceramente, assusta-me bastante submeter-me a uma coisa desse género.
Acho que iria viver o resto da vida angustiada a pensar que, potencialmente, poderei desenvolver a doença x e y. Na verdade, já me basta ir ao médico para me sentir doente...