29 de setembro de 2009

Tudo a rolar

O cursinho corre bem. Ontem a aula baseou-se nas apresentações do trabalho que tivemos de fazer e que contou para nota. Nesta 1ª fase estamos a ter formação sobre Administração e a tarefa era criar um Planeamento de uma actividade/evento à nossa escolha. Aqui tínhamos de definir os objectivos, os recursos, a estratégia, definir e programar as actividades e por último fazer o controlo. Cada elemento tinha, perante os demais, apresentar a sua proposta. Obtive nota satisfatória. Ufa...desta já me safei.
Este fim de semana há festa na terra. A Romaria do Rosário. É a tão conhecida festa das nozes...e em época de eleições, nem vos digo, nem vos conto.
No feriado de 5 de Outubro também temos festinha de aniversário do R. Vamos comemorar, pois está claro:))
Há dias recebi um mail de uma pessoa que já não vejo há anos...uma amizade do tempo da escola primária. Passaram-se anos sem que lhe pusesse a vista em cima ou soubesse do seu paradeiro. No dia em que fui à consulta com a médica de família, encontrei a sua tia e como esta andava de canadianas, prontifiquei-me a levá-la a casa. Falámos de algumas coisas, dentre as quais a minha infertilidade (esta sra. nunca teve filhos, não sei se por opção, se por outro motivo). Ela, falou-me que a sobrinha também estava com dificuldades em engravidar.
Bom, o que é certo é que a sobrinha descobriu o meu e-mail e escreveu-me. Comoveu-me o facto de partilhar comigo promenores da sua vida e da sua saúde. É portadora da doença Behçet. Resumidamente, a doença de Behçet é uma vasculite sistémica (inflamação dos vasos sanguíneos de pequeno e grande calibre) de causa desconhecida. É uma afecção crónica causada por perturbações no sistema imunitário. O sistema imunitário, que por norma protege o organismo humano de agentes estranhos e infecções, produzindo inflamações controladas, torna-se hiperactivo e passa a produzir inflamações imprevisíveis, exageradas e descontroladas. No caso da doença de behçet estas inflamações podem afectar qualquer estrutura do organismo humano. Caracteriza-se por úlceras orais e/ou genitais recorrentes, inflamação dos olhos (uveite) e lesões cutâneas. Também pode afectar as articulações, todo o tipo de vasos, pulmões, Sistema Nervoso Central e tracto digestivo.
O intuíto dela era dar-me alento para a minha luta contra a infertilidade. Ela também está a tentar engravidar desde Junho e aparentemente, não existe nenhum problema de infertilidade.
É sem dúvida, muito confortante, as pessoas confiarem em nós.
E porque sempre me dei de corpo e alma ao nosso Grupo de Apoio, aliás ambas as Coordenadoras, andámos em negociações para preparar a nossa festinha do 1º Aniversário. Simmmmmmmmm, estamos quase a atingir um ano de existência e o balanço é Positivo. O Grupo passou a fazer parte integrante da minha, aliás nossa, vida. O meu R. acompanha-me sempre:) Quero deixar aqui o meu agradecimento especial a todos aqueles que nos acompanham, marcando a sua fiél presença nas sessões. Obrigada, sem vocês este projecto seria inútil. Bem hajam!
Para além de ser uma pessoa que gosta de ajudar, auto ajudo-me ao confrontar-me com as mais variadas histórias de vida que por ali já passaram. É bastante gratificante!

8 comentários:

Marina Rocha disse...

Oiee... Saudades desse cantinho, tudo bem?
Passei pra deixar um super beijo =]

Lebasiana disse...

ÉS UMA PESSOA MARAVILHOSA!

BASTA UM OLHAR PARA SE PERCEBER ISSO AMIGA!

ADORO-TE!

JINHO

Piolha

Susana Pina disse...

É tão bom voltar a encontrar os amigos...e ela deve estar a precisar muito de ti.

Aproveito para te dar os parabéns pela 1ª etapa superada no teu curso...Grande Martinha!!!

Um bj giganteeeeeeee
Susana

bolinha de sabão disse...

O importante é que o mundo avance e nós avancemos com ele!***

Divagações de uma Afrikana disse...

Querida!!!

espero que continues a luta e vença essa barreira, continuas a transmitir essa confiança as pessoas que te rodeiam!!! Muita força, um dia teu sonho tornará realidade.

Bjão

Halima

Raio de Sol disse...

é bom sentirmo-nos uteis... ajuda tanto...

beijokas

Marina Rocha disse...

Oii Amigaa tem Selinhos lindos lá no blog pra você, passa lá.
Um abençoado restinho de Semana, beijão.

Cenourices à la Carte disse...

Olá,

Gostam e querem ajudar os animais?

Conheçam o Grupo Animais em Portugal

http://groups.google.pt/group/animais_portugal?hl=pt-PT


ELES AGRADECEM